São Tiago é polo de produção de biscoitos artesanais

Quem resiste a um biscoitinho crocante com um bom café? A velha tradição das quitandas mineiras fez surgir em São Tiago, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes no Campo das Vertentes, um polo de produção de biscoitos, que hoje são vendidos em todo o país. A Associação dos Produtores de Biscoito de São Tiago (AssaBiscoito) tem 23 membros, mas estima-se que a cidade abrigue mais de 60 fábricas, capazes de produzir 200 toneladas de biscoitos por mês e manter cerca de 3 mil empregos. Empresários afirmam que o ano passado foi um bom ano para as vendas, no entanto, reclamam da falta de mão de obra e de problemas na distribuição dos produtos - os dois maiores desafios para 2014.

Anualmente, é realizada a Festa do Café com Biscoito, sempre no segundo semestre, data em que mais de 100 variedades de biscoitos são degustadas e vendidas na praça da cidade.

Há 15 anos a fábrica de biscoitos Vó Mecias dava início às atividades. A pequena empresa familiar surgiu acompanhando o movimento da cidade que começava a se consolidar como um polo de fabricação das pequenas delícias. De acordo com o proprietário Tonimar Almeida de Sousa, hoje são fabricadas 50 variedades de produtos doces e salgados. "O Campo das Vertentes tem uma tradição culinária muito forte. Percebemos que essa história poderia se tornar um bom negócio. Conseguimos, com muita luta, crescer e hoje empregamos 30 funcionários", conta.

O empresário afirma que 2013 foi um bom ano, com crescimento de 10%, o que deu oportunidade, inclusive, de ampliar a produção que hoje ocupa uma área de 480 metros quadrados. A empresa enfrenta uma dificuldade comum à maioria dos empresários brasileiros: a falta de mão de obra qualificada.

Apesar disso, a expectativa para 2014 é de estabilidade. "Este ano de 2014 será um ano de manutenção. Não acredito que a Copa do Mundo vá influenciar nossas vendas. Temos encontrado alguma dificuldade para atualizar os preços. Infelizmente as pessoas ainda dão pouco valor ao trabalho artesanal", acrescenta o proprietário.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?id=128395


   
Rua Tupinambás, 470 | Cerrado | São Tiago/MG
(32) 3376-1551 - (32) 99969-1551

contato@biscoitosvomecias.com.br

 
Desenvolvido por TechInfo (31) 8432-6509